Um empresário apaixonado pelo liberalismo

Livros têm em comum a aversão de Pierre Goodrich aos regimes totalitários

Para conhecer melhor o Liberty Fund e seu ideário, basta entrar na página da fundação na internet (www.libertyfund.org). Lá, o leitor brasileiro encontrará todos os títulos do acervo da instituição, um pouco da vida do criador do fundo e de seu pensamento, e os princípios que ditam a atuação educativa desta curiosa instituição privada, sediada em Indianápolis. Avessa a quaisquer regimes centralizados ou planificados, socialista ou comunista, a instituição fundada por Pierre Goodrich financia, desde os anos 60, a edição de livros de filósofos, pensadores e escritores que defendem o pensamento liberal, negando-se, porém, a ter explicitamente participação política em quaisquer países do mundo.

A cada ano, o Liberty Fund promove cerca de 180 conferências ou colóquios sobre temas históricos, filosóficos ou econômicos nos EUA, Canadá, América Latina, Europa e Austrália. Por ano, são publicados 20 novos livros. A fundação tem um programa de visitantes acadêmicos e financia a pós-graduação de profissionais que se propõem a ministrar futuramente aulas que estimulem a liberdade de pensamento e o amor por sociedades democráticas.

No Brasil, o Liberty aportou lá pelos anos 80, vinculado ao Instituto Liberal, presidido na ocasião pelo dono da Ecisa, o empresário já falecido Donald Stewart. Desde então tem feito colóquios em hotéis com um grupo de pessoas selecionadas no Rio e em Porto Alegre. Um dos seus mais atuantes membros, em nosso país, filiado ao Instituto Liberal, é Og Leme, pai de Paulo Leme, economista-chefe do banco Goldman Sachs.

Leia mais:

Programa de co-edições já tem dez títulos

Um salto de qualidade

Caderno Prosa & Verso
O GLOBO

Rio de Janeiro
01/11/2003



TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
RUA VISCONDE DE INHAÚMA, 58 / SALA 203 - RIO DE JANEIRO CEP 20091-000
TELEFAX: (21) 2233.8718 e 2283.1039

Projeto: sites.bretz.com.br

Copyright © Topbooks, 2003 -

É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.