(continuação)

Além de um catálogo de qualidade, reflexo de nosso empenho em recuperar livros importantes há longo tempo fora do mercado, e em editar sempre bons textos de literatura, história, ensaio e poesia, os leitores encontrarão muitas notícias interessantes no site da TOPBOOKS, que completa 23 anos em 2013.

Não deixe de ler também sobre os livros da Coleção Liberty Classics, iniciada em 2004 através do Programa de Coedições do Liberty Fund com a TOPBOOKS. Além de oito obras da primeira etapa do convênio, já estão nas livrarias outras 10 da segunda fase, totalizando 18 títulos editados de um total de 20. Reflexões sobre a Revolução na França, escrito em 1790 (antes da queda da monarquia francesa) pelo irlandês Edmund Burke (1729-1797), então deputado no Parlamento britânico, foi o último a sair, pouco depois de Cristianismo e cultura clássica, do canadense Charles Norris Cochrane (1889–1945).

A imprensa especializada tem valorizado a decisão da TOPBOOKS de publicar títulos que realmente valem a pena mesmo que não tenham grande vendabilidade – entre eles, muita poesia brasileira e estrangeira de alto nível, ensaios históricos e literários de qualidade – e esse reconhecimento compensa os esforços da editora em remar contra a maré do mercado. Quem pode falar melhor da difícil arte de editar livros no Brasil é José Mario Pereira, em depoimento sobre seu ofício (Andando na corda bamba).

Apesar das agruras, a vida de editor tem suas compensações, e uma delas é a alegria de ver, nas estantes das livrarias, obras de valor que foram esquecidas – seja por desinformação, seja por não garantirem um rápido retorno do investimento. O mais prestigiado crítico literário do país, Wilson Martins, então colunista do caderno Prosa & Verso, no jornal O Globo, já fez a distinção entre os editores que se empenham em publicar obras de qualidade e os que só pensam no lucro que um livro lhes pode trazer. Para entender melhor os objetivos que orientam a linha editorial da TOPBOOKS, leia aqui seu artigo, Editoras e editores.

Em 2 de abril de 2009, o editor da Topbooks, José Mario Pereira, ganhou o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes, outorgado pela Academia Brasileira de Letras ao melhor livro publicado em 2008. O prêmio, no valor de R$80 mil, foi concedido a José Olympio – O editor e sua Casa, escrito e organizado por José Mario e editado pela Sextante. Em 25 de junho, realizou-se na ABL a cerimônia de entrega do prêmio, ocasião em que discursaram o Sr. José Pastore, representante da família Ermírio de Moraes; o acadêmico Antonio Carlos Secchin, que fez o elogio do livro e do escritor; e o próprio autor premiado. Meses depois, este mesmo livro ganhou o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, ficando em segundo lugar na categoria Biografia.

Esperamos que você goste de navegar neste site. Até a próxima!



TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
RUA VISCONDE DE INHAÚMA, 58 / SALA 203 - RIO DE JANEIRO CEP 20091-000
TELEFAX: (21) 2233.8718 e 2283.1039

Projeto: sites.bretz.com.br

Copyright © Topbooks, 2003 -

É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.