WhatsApp:  (21) 98563-3713
COMPRAS      
 
TOPBOOKS - EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS

Topbooks 30 anos

A Editora Imprensa Homenagens Especiais Destaques Recomendados eBooks Como comprar Fale conosco Início do site
30livrosA10reais
CATÁLOGO ENTREVISTA(S)
 
 
 
Instagram
 
WhatsApp:
(21) 98563-3713
TOPBOOKS - Editora e Distribuidora de Livros

DEPOIMENTO DO EDITOR JOSÉ MARIO PEREIRA, DA TOPBOOKS,
SOBRE A EDIÇÃO DE POESIA COMPLETA 1940-2004, DE LÊDO IVO

Como se pode definir esta edição da Poesia Completa de Lêdo Ivo?

José Mario Pereira - Este livro reúne pela primeira vez toda a poesia escrita por Lêdo Ivo, dos anos 1940 até hoje, o que faz dele um dos poetas que mais produziram em nossa literatura. Nessas 1.099 páginas estão os 23 livros de poesia que ele publicou, ou seja, de As Imaginações, seu primeiro livro - escrito entre 1940, quando ele tinha apenas 16 anos, e 1943, e editado em 1944 - até Plenilúnio, que saiu há três meses também pela TOPBOOKS. Este é o quinto livro de Lêdo que edito [os outros três foram o romance Ninho de cobras, as poesias de Curral de peixe e a prosa autobiográfica Confissões de um poeta, também lançado em 2004], e estou contente em contribuir para que as novas gerações tomem contato com sua poesia, que é extensa e variada.

Nesse volume o leitor vai encontrar poemas de cunho social, eróticos, líricos, metafísicos. Vai encontrar um poeta que dialoga com a tradição e com a vanguarda, um poeta irreverente, atento à vida cotidiana, com uma capacidade verdadeiramente diabólica de extrair poesia dos aspectos mais banais da existência. A publicação dessa obra completa tem o apoio da Braskem, que justamente entendeu que não havia forma melhor de comemorar os 80 anos de Lêdo Ivo do que a publicação de toda sua poesia.

O que ficou de fora?

JMP - Da poesia, nada ficou de fora, embora eu saiba que Lêdo Ivo vive em permanente estado de erupção poética, e é bem possível que, enquanto preparávamos essa "Poesia completa", ele já tenha parido um livro novo. Em relação a Lêdo Ivo talvez o melhor seja falar de "Poesia completa até agora".

Qual o objetivo dessa edição - um balanço de vida e carreira, uma comemoração dos 80 anos do escritor?

JMP - Lêdo escreveu muito - romances, ensaios, crônicas, reportagens, traduções. É um verdadeiro homem de letras. Um de seus romances, Ninho de cobras, é considerado por um crítico da dimensão de Wilson Martins como um clássico da moderna literatura brasileira. Um crítico do rigor de Antonio Candido, depois de ler Plenilúnio, o último livro de poemas de Lêdo, entusiasmou-se e declarou, em carta ao poeta: "Uma lição de poesia para tanto desnorteio da hora presente". Acho, portanto, que essa edição, de que se fez uma tiragem especial de luxo, numerada de 1 a 200, é uma justa homenagem ao poeta em seus 80 anos, que ele completa com saúde, com a agilidade mental que sempre o caracterizou, e escrevendo com a garra de um estreante aplicado.

Na sua opinião, o trabalho dá conta de exprimir a complexidade e a grandiosidade do escritor Lêdo Ivo?

JMP - Essa Poesia Completa é um grande evento editorial e uma grande homenagem a um escritor com obra madura. Mas a poesia, como já disse antes, é apenas uma das facetas do temperamento criador de Lêdo Ivo. Neste momento ele está organizando a sua importante correspondência e os ensaios. Quando entreguei a ele o primeiro exemplar da Poesia Completa, ele examinou o livro com atenção, um tanto admirado com o tamanho do volume, e logo depois já estava me dizendo: "Agora vamos cuidar de editar os 'Ensaios Completos'."

O que foi mais gratificante no processo de elaboração dessa edição?

JMP - É sempre gratificante trabalhar como editor de um livro desse porte, que documenta uma produção poética com o volume e a importância da de Lêdo. No trato pessoal ele é um homem afável, incansável, que resolve imediatamente todas as dúvidas que se lhe apresentam. Acompanhou tudo, ajudou na revisão, fez questão de discutir e aprovar a capa. Um livro desse tamanho exige muita atenção e cuidado no seu preparo, e a ajuda de Lêdo foi fundamental.

Desde quando se vem trabalhando nessas obras completas?

JMP - Há tempos eu havia falado com o Lêdo sobre a necessidade de se reunir sua poesia num único volume. No ano passado comecei a organizar o material, com vistas a uma futura publicação. Mas foi só há uns seis meses, quando recebi um telefonema do publicitário e poeta Mauro Salles me informando que a Braskem decidira patrocinar o projeto, como homenagem aos 80 anos do maior escritor alagoano em atividade, que começamos efetivamente a trabalhar.

Privacidade

Envio de originais

Mensagem do Editor

Topo Início Anterior
TOPBOOKS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Visconde de Inhauma, 58 - Sala 203 - Rio de Janeiro - CEP 20091-000
Telefones: (21) 2233-8718 ou (21) 2283-1039
Copyright © Topbooks, 2003 - 2021 - É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização - Projeto QV